segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Poder




Muitos, meio desapercebidos, o buscam. Muitos, altamente interessados, o procuram. "Ser alguém na vida", uma frase popular, o que essa frase lhe implica? Ser alguém é ter poder e ser reconhecido pelos outros por esse poder. Porém, o poder, como todas as outras coisas, é uma coisa relativa.
Poder para destruir, poder para desconstruir, poder para construir. São claras as condições e os valores das pessoas que o possuem com dignidade, esquecendo a ganancia (velha ganancia) e o egoísmo. Quem sabe, quem possui sabedoria, quem procura ter uma filosofia própria a mostrar ao mundo, é quem tem o tal poder.
Não quero que concordem com as coisas que eu disser, apenas aceitando. Vamos formar nossas opniões, a partir da comparação com outras opniões formadas.
Um dia desses percebi que a verdade nunca será concreta, pois a verdade incontestável de hoje, pode ser a incontestável incerteza de amanhã. Será que sei o que digo?
Acreditando nesse aspecto, vejo o quanto o ser humano é um ser "mecânico".
Por que as pessoas não param pra pensar? Será que pra elas isso dá preguiça?
Que eu saiba, preguiça é o ato de descançar sem estar cansado. Então de onde vem o imaginário cansaço pra pensar? Como o meu mundo e o de muitos vai mudar, mantendo uma inércia mental e adormecida?
Ah, meus amigos... existem tantas e tantas perguntas.
Mas de uma coisa eu sei.

A vida é uma grande contradição.

Não acredito na verdade. A verdade é sempre momentânea. A verdade evolui a partir do instante em que você evolui também. Suas razões se aguçam e teus pensamentos te mostram brechas defeituosas naquilo que você acredita. Acreditar, está além da razão lógica.

Nascemos no meio de um caminho infinito.
Caminhamos por esse chão carregado de desigualdades, incertezas, mistérios e soluções escondidas. De uma coisa eu sei. Quem tem poder, tem sabedoria. Quem tem sabedoria, tem conhecimento. Quem tem conhecimento, tem certeza do que sabe. Quem tem certeza do que sabe, saberá que amanhã pode não saber de nada. E quem admite a si mesmo que só sabe que não sabe de nada, é quem é humano de verdade.

"Por que realmente estou aqui?"


® Saulo Ribeiro.

Um comentário:

Diego Araújo disse...

É complicado enxergar a verdade, cada pessoa vê o mundo com anseios diferentes, medos diferentes e expectativas diferentes, então cada pessoa absorve aquilo que lhe vem a ser conveniente como verdade, poucos de fato encaram a realidade como é, até porque nem sempre a realidade que enxergamos de fato é uma realidade verdadeira, pois aqueles que têm pode tentam moldar a realidade no mundo, nossa mente nos engana, gosta de brincar conosco e nos faz a acreditar em coisas quem as vezes nem existem.

Algumas pessoas até conseguem mentir para si mesmas, só porque às vezes a realidade com qual se deparam não lhe agradam, um dia a raça humana vai deixar de existir e ainda nesse momento não saberemos nem 1% da verdade que existe no universo.